15/01/2012

Avanços Tecnológicos


Os avanços tecnológicos são muitos e estão ao nosso redor sempre, cientistas sempre em busca de algo novo para facilitar nossa vida no dia-a-dia. As  vezes me pego pensando como era a vida antigamente, quando não existiam computadores, celulares, internet, vejo pelo lado bom e pelo ruim. O lado bom seria a interação das pessoas, as pessoas saiam mais, conversavam mais, tudo era feito pessoalmente ou por meio de cartas. O lado ruim seria as pessoas estarem meio que presas no mesmo lugar, sem ter um conhecimento mais amplo que a internet hoje em dia nos proporciona. Claro que existem outros prós e contras, mas creio que estes são os principais. 
Só não sei até que ponto as pessoas querem evoluir tecnologicamente, e se essa evolução toda é mesmo boa para todos, pois cada dia vemos algo novo como uma manchete que diz: "Chega no mercado a televisão que funciona por comando de voz", será que isso é mesmo necessário? Não basta as pessoas já estarem alienadas em frente a uma televisão com o controle remoto, agora que elas não saem mesmo do sofá.
Lógico que existem muitos avanços que nos são muito úteis, por exemplo, em relação a saúde todos os anos descobrem uma técnica nova que envolvem meios tecnológicos e que ajudam a qualidade de vida de muitas pessoas, isso é incontestável. Mas são muitos os avanços que de certa forma não são necessários, como citei antes o exemplo da televisão, muitas pessoas sequer estão preparadas para tais avanços, sem contar que cada novidade traz consigo um preço absurdamente alto que a maioria da população não terá como usufruir de tal tecnologia. Isso levanta outra questão quando penso, é justo um novo meio tecnológico no qual 90% da população não terá acesso? E não falo que "Não criem mais nada por que a maioria da população não terá acesso", falo de forma que, preços sejam ajustados, sendo que sempre um mesmo aparelho ganha versões avançadas, atualizadas, melhoradas e no fim o preço vai baixando e as pessoas acabam ficando com o "produto antigo" sendo que não tem como adquirir o avançado, o atualizado, o novo.
A tecnologia é ótima, nos proporciona muitas coisas antes inimagináveis, acho que tudo deve ser analisado pela forma com que as pessoas fazem uso, para que finalidade tal produto foi criado, se realmente aquilo fará bem, trará progresso.
Que a tecnologia continue avançando, mas espero que se preocupem mais com meios tecnológicos que tragam realmente algo de útil e melhorias na nossa vida prática, mas não nos afaste de continuar seguindo nossa rotina do dia-a-dia, como levantar para poder acender a luz, pegar no controle remoto para trocar de canal, entre outras coisas, pois creio que se tivermos algo que faça estas coisas por nós, nos tornaremos robôs, estagnados, mais tediosos do que nunca e talvez esteja exagerando, mas não teremos muita utilidade.
Que o progresso seja feito, mas que não nos tire nada, apenas acrescente.
G.P.M
Link Curto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!